ULTIMAS NOTÍCIAS

Conta de luz vai ficar 12% mais barata para 3,8 milhões de brasileiros
terça-feira, 1 de novembro de 2016 Posted by Silvano Silva ✔

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (1º) redução média de 12,25% nas contas de luz dos clientes da Light. A distribuidora atende a cerca de 3,8 milhões de unidades em parte do Rio de Janeiro, incluindo a capital do estado.
As novas tarifas começam a valer na próxima segunda (7). Para residências, as contas de luz vão ficar, em média, 11,73% mais baratas. Já para a indústria atendida pela Light, essa redução será de 13,32%, também na média.
De acordo com a Aneel, contribuiu para a redução das tarifas a queda nos custos da distribuidora nos últimos 12 meses, entre eles com pagamento de encargos (-3,87%), reflexo principalmente do recálculo, pela agência, da parcela da contribuição dos clientes da Light para um fundo do setor elétrico chamado Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Também caiu nos últimos 12 meses o custo da distribuidora com a compra de energia: -4,96%.
Todos os anos, as distribuidoras passam por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda dependendo do que for apurado pela Aneel. Em 2015, a agência vem autorizando redução nas tarifas.
As distribuidoras não lucram com a revenda de energia fornecida pelos geradores (usinas hidrelétricas, termelétricas, etc), mas sim com o serviço de levá-la até os consumidores. Entretanto, podem repassar todo o custo com a compra dessa energia para as tarifas.
G1 

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!