ULTIMAS NOTÍCIAS

Mandado de prisão de Lula repercute na imprensa internacional
quinta-feira, 5 de abril de 2018 Posted by Silvano Silva ✔

Diversos veículos de comunicação mundiais deram destaque ao pedido de prisão autorizado pelo juiz Sergio Moro.

Na tarde desta quinta-feira (5), o juiz Sérgio Moro autorizou a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mais cedo, o Tribunal Regional Federal da 4ª região ((TRF-4), sediado em Porto Alegre, despachou o ofício com a autorização.
Veículos como o Reuters, AFP, El País, Expresso, Clarín, Le Monde não tardaram para repercutir o mandado de prisão do ex-presidente brasileiro. Na sequência noticiaram o The New York Times e o The Guardian,
O petista tem até às 17h de sexta-feira (6) para se entregar voluntariamente, em Curitiba. Foi “vedada a utilização de algemas”.
Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês pelo caso do triplex do Guarujá.
“A queda do ícone da esquerda brasileira”, titula a manchete do site do jornal francês “Le Monde”.
O jornal argentino Clarín destaca que a decisão veio a menos de um dia de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado o pedido de “habeas corpus” preventivo feito pela defesa do petista. Destaca ainda que Lula lidera as pesquisas eleitorais.
“Sem esperar os prazos legais se esgotarem, o obstinado acusador de Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta noite a imediata prisão do presidente do Brasil”, escreveu o espanhol “El País”.
De acordo com a Reuters, “a decisão provavelmente encerra sua carreira política e quaisquer chances que ele tenha de concorrer à presidência”, destacando que “um candidato é proibido por lei de concorrer a mandato eleito por oito anos se for condenado por um crime”.
Com o envio de ofício de autorização para a detenção de Lula, o TRF-4 não esperou o prazo para a defesa de Lula apresentar novos “embargos de declaração”, que terminaria em 10 de abril.

Com/NOTÍCIAS AO MINUTO

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!