ULTIMAS NOTÍCIAS

Dr. Juraci Marques Ferreira presenteia Sapé com a mais importante obra dos últimos anos
terça-feira, 17 de dezembro de 2013 Posted by Silvano Silva ✔

“O processo histórico de Sapé”



Com prefácio do historiador Adauto Ramos e posfácio da renomada escritora e professora Marinalva Freire da Silva, saiu do ‘forno’ o quentíssimo livro “O Processo Histórico de Sapé”, de autoria do advogado, ex-professor e ainda militante político Juraci Marques Ferreira. A obra sai quando a cidade completa 88 anos de emancipação política, coroando com ‘chave de ouro’ um extenso capítulo da história política - administrativa  contado em quatro extensas partes – Dos Antecedentes da Origem à Vida Distrital – Da Criação do Município à Redemocratização – Da eleição de Prefeito à Presença das Ligas Camponesas –Do Movimento Militar de 64 aos Primeiros Anos do Século 21. 

 Com o lançamento de "O Processo Histórico de Sapé", Juraci presenteia  a cidade com uma relíquia para a geração de todos os tempos Reunidos em 431 páginas, os enfoques de “O Processo Histórico de Sapé” são o resgate de todo um período histórico que chega às mãos dos sapeenses como um presente buscado do passado, como relíquia para o presente e o futuro das gerações. Como um garimpeiro, Juraci Marques Ferreira ‘peneirou’ os fatos de sua nova obra em pouco mais de 02 (dois) anos; 

mas, conforme explicou ele próprio, toda a sua motivação deu-se intrinsicamente através de sua árvore genealógica, uma vez que, seus ancestrais maternos são oriundos do município de Sobrado e os ancestrais paternos naturais da cidade de Riachão do Poço (lugares onde ele, Juraci, tem fortes vínculos políticos) o que facilitou um ‘mergulho’ nas fontes históricas e políticas.  O primeiro prefeito de Sapé, Coronel Gentil Lins, ilustra a capa da nova obra de Juraci Já tendo exercido cargos políticos na cidade de Sapé e sendo uma figura atuante na vida política dos municípios de Sapé, Sobrado e Riachão do Poço, o autor escreveu anteriormente “Sobrado dos Meus Ancestrais-2010” e “Riachão do Poço – Da Sesmaria à Município-2011”, com conhecimentos profundos dos fatos que nortearam cada traço marcante desses novos municípios, criados num passado mais recente. Na avaliação do escritor Adauto Ramos, a nova Obra de Juraci “é um documento histórico sobre Sapé”, enquanto a escritora Marinalva Freire lança sobre o livro “um olhar afetivo no processo histórico”, e ambos entendem que esta é uma obra que vai enriquecer a fortuna crítica sobre a história da Paraíba. Debruçado sobre a própria história municipal, o autor fala na nova obra sobre o declínio econômico, a paralisia econômica de meio século, a falta de líderes no município de Sapé, as condenações de ex-gestores, a esperança frustrada, “cemitérios de prefeitos” e enfim, da esperança renovada a cada quatro anos, com a eleição de um novo gestor. A obra é de fato é um cofre de informações que deve ser mantido na mente das novas gerações, guardando as relíquias do passado, pérolas do presente e riquezas para o futuro. 


 SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR:  


 Juraci Marques Ferreira nasceu em 05 de junho de 1940, na Fazenda Ipanema, no município de Riachão do Poço. É bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFPB, em cujas áreas exerceu suas atividades advocatícias por vários anos, inclusive com escritórios estabelecidos nas cidades de Sapé e Itabaiana. Na condição de advogado, trabalhou por mais de duas décadas como defensor público do Estado da Paraíba junto às comarcas de Santa Rita, Sapé, Pilar, Itabaiana e na capital paraibana, até se aposentar nessa profissão. No campo educacional, foi professor de Ciências Físicas e Biológicas na Escola Estadual de Sapé, mas também lecionou Sociologia na então Escola Comercial Corálio Soares, nesta mesma cidade. Na área política, foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Sapé, vice-prefeito e prefeito deste município. Como escritor tem os seguintes livros publicados: “Sobrado dos Meus Ancestrais” - 2010; e “Riachão do Poço- Da Sesmaria a Município” -2011. Ainda no campo do Direito, Juraci Marques Ferreira foi durante quase uma década, assessor jurídico e administrativo das prefeituras de Sobrado e Sapé.  Contatos com o autor:   Para adquirir a preciosa obra desse escritor estão disponibilizados os telefones: (83) 3283-1367 e (83)3283-2212, e ainda o celular: 9352-0686, para falar diretamente com ele.


jornalointeriorano.blogspot

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!