ULTIMAS NOTÍCIAS

Enem 2015 terá gabarito divulgado na quarta, afirma MEC
terça-feira, 27 de outubro de 2015 Posted by Silvano Silva ✔


Enem 2015 terá gabarito divulgado na quarta, afirma MEC

 O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na quarta-feira (28). Com um post no Twitter, o Ministério da Educação (MEC) confirmou a previsão inicial de que os dados seriam liberados até a data.


As provas do Enem foram realizadas em todo o país no sábado (24) e no domingo (25). Elas tiveram correção extraoficial no G1 (confira a correção e gabarito extraoficial das provas aqui).


Para alguns estudantes, a impressão foi de que a prova foi "a mais difícil da história do exame". O G1 ouviu professores que analisaram a complexidade do Enem e concordam, ao menos em parte, com o sentimento dos candidatos.


Depois de rechecar o gabarito nesta semana, os candidatos precisam aguardar a divulgação das notas.


Na edição 2014, o Ministério da Educação (MEC) liberou a consulta individual das notas em janeiro, somente 65 dias depois das provas. Já a inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que considera as notas do Enem para distribuição de vagas em universidades públicas, começou uma semana depois da divulgação das notas.


Para a edição 2015, o ministro Aloizio Mercadante ainda não divulgou estimativas de datas para apresentação das notas ou para abertura do Sisu.

Além da seleção de vagas em universidades públicas, o Enem é obrigatório para estudantes de escolas públicas interessados em bolsas de estudo parciais ou integrais em universidades particulares por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni), bolsas de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras e para universitários que querem financiar um curso superior por meio do Fies.


ELIMINADOS E ABSTENÇÕES

Nos dois dias do Enem 2015, 740 candidatos foram eliminados: 677 candidatos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais, segundo Mercadante. Além disso, houve três casos de postagem de fotos das provas dentro das salas.


"Foi um número muito pequeno. Foi um vitória de regras que estão se consolidando", disse Mercadante. O ministro afirmou ainda que o total de abstenções (faltosos) foi de 25% dos 7,7 milhões de candidatos.


TEMA DA REDAÇÃO: VIOLÊNCIA

Apontado por professores e estudantes como um dos temas mais pertinentes entre todos os já abordados na história do Enem, a violência contra as mulheres ganhou repercussão nas redes e no debate político.


Considerando as competências exigidas no exame, a colunista do G1 Andrea Ramal fez um "texto modelo" sugerindo uma abordagem para o tema.


Uma questão da prova de Ciências Humanas do Enem 2015 chamou a atenção de grupos feministas e ativistas nas redes sociais. A pergunta traz a célebre frase de Simone de Beauvoir ("Não se nasce mulher, torna-se mulher") e é citada em uma questão sobre as lutas feministas da metade do século XX. Elas publicaram reproduções da prova e comentaram sobre a inclusão do assunto no Enem.


G1

Silvano Silva ✔

Obrigado pela visita!

Nenhum comentário:

Comente esta notícia!